Procurar
Close this search box.

26.06.2024

CHAMADA INTERNACIONAL PARA RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS EM CERÂMICA NAS CALDAS DA RAINHA

A cidade das Caldas da Rainha, integrada na rede das Cidades Criativas da UNESCO, é reconhecida pela sua rica atividade nas áreas das artes, design, artesanato e inovação. Como parte do compromisso de desenvolver e elevar as artes cerâmicas, o Município das Caldas da Rainha, a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, do Instituto Politécnico de Leiria (ESAD.CR) e a Cátedra em Gestão das Artes e da Cultura do mesmo Instituto, unem-se como coorganizadores desta chamada internacional a artistas para a realização de uma residência artística internacional.

Esta residência artística, destina-se a artistas internacionais, maiores de 18 anos, com uma comprovada atividade na área da cerâmica, provenientes de outras Cidades Criativas da UNESCO fora de Portugal. A residência terá lugar na cidade das Caldas da Rainha, Portugal, com uma chamada específica e um processo de seleção próprio, entre Setembro e Outubro de 2024. Com uma duração de seis semanas.

À candidatura selecionada será atribuída uma bolsas no valor de €3.000,00, a ser distribuída em duas fases.

O artista residente terá acesso a acomodação, terá ainda à sua disposição, um estúdio na ESAD.CR, onde poderá desenvolver projetos e executar pequenos modelos.

Durante o período de residência, serão programados momentos de abertura do estúdio à comunidade, permitindo a partilha de processos e outras interações consideradas relevantes durante esta experiência, incluindo visitas a estúdios e colaboração com artista(s) cerâmico(s) local(is).

Um júri, composto por um representante do Município das Caldas da Rainha, um representante da ESAD.CR (que preside) e um especialista externo, serão responsáveis por avaliar as propostas e selecionar o artista residente.

Regulamento AQUI

Formulário de Inscrição AQUI