Procurar
Close this search box.

14.06.2024

I Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica Portuguesas

Decorreu, nos dias 19 e 20 de Janeiro de 2024, o I Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica Portuguesas, no Centro de Congressos de Aveiro, onde mais de duas dezenas de membros AptCVC se apresentaram numa rubrica “Quem é Quem”, logo na sessão de abertura do Congresso.

Os municípios membros da Associação apresentaram a sua história no domínio da cerâmica ao longo dos tempos, bem como o seu actual potencial e as actividades que presentemente desenvolvem na promoção da cerâmica patrimonial, arquitectural, artesanal, artística ou industrial, mostrando a força do país nesta área.

Seguiu-se a apresentação da Mostra “Portugal Cerâmico”, tendo terminado o primeiro dia de Congresso com a 1.ª Cimeira de Presidentes de Câmara, da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica.

O segundo dia do Congresso contou com intervenções temáticas de vários oradores sobre os temas actuais da cerâmica portuguesa, nomeadamente da tradição e inovação criativa na cerâmica portuguesa e os desafios da sustentabilidade e da história da cerâmica em Portugal e na Globalização. Estiveram presentes nos painéis os oradores Doutor José Carlos Almeida, Cláudia Domingues, vice-presidente da APICER e Jorge Marques dos Santos, Presidente do CTCV.
Ainda no período da manhã, a equipa de design das Cerâmicas S. Bernardo – PP&A, apresentou o projeto Claraval; tendo terminado com uma apresentação sobre Tradição e Inovação Criativa na Cerâmica, com Cláudia Milhazes, do Museu da Olaria de Barcelos e Diana Borges e Richard William das Porcelanas Vista Alegre. Na sessão da tarde, o Congresso contou com uma internação do professor João Labrincha, da Universidade de Aveiro, fazendo uma abordagem à Cerâmica e aos desafios da Sustentabilidade; e por fim, o Dr. Alexandre Pais, Diretor do Museu Nacional do Azulejo, fez uma apresentação sobre a História da Cerâmica em Portugal e a Globalização.