Caldas da Rainha é, desde 2019, Cidade Criativa da UNESCO no domínio dos Crafts e Folk Arts. Com 51.600 habitantes, a cidade fundada no século XV, é conhecida pelas suas águas termais e pelos seus 500 anos de tradição cerâmica.
Uma fortíssima comunidade criativa, impulsionada pela Escola Superior de Artes e Design do Politécnico de Leiria e pelas muitas associações culturais da sociedade civil, encontra na cidade vários museus dedicados ao património (escultura, pintura e cerâmica), inúmeras instituições dedicadas ao desenvolvimento cultural e criativo e às artes em geral, mas também um tecido empresarial que abre perspectivas criativas através do design.
Persiste na cidade uma relação rica entre pequenos ateliers e a indústria, o que possibilita a expansão de fronteiras convencionais da relação entre o artesão e a indústria.
Caldas da Rainha é membro fundador da Associação Portuguesa de Cidades Cerâmicas e as suas políticas culturais procuram expandir as redes internacionais, não só a nível europeu, mas também com o norte e sul global.

Ao olhar para a cultura como motor do desenvolvimento sustentável, a Cidade Criativa tem como principais eixos de acção:
 – No contexto de uma rápida globalização e automatização dos processos, o trabalho manual tem estado condenado à invisibilidade. A promoção e criação de valor acrescentado para esse trabalho tão importante para a cidade das Caldas da Rainha é, por isso, uma pedra angular da estratégia de desenvolvimento da Cidade Criativa.
 – A estrutura de emprego dentro deste sector modificou-se profundamente, com pequenas empresas individuais a adaptarem-se mais rapidamente que as grandes unidades fabris às condições que a globalização impôs a toda a estrutura produtiva da fileira. Melhorar as condições dos artesãos e criativos, promovendo o seu trabalho, é entendido pela Cidade Criativa como um importante pilar para o desenvolvimento sustentável;
 – O acesso e partilha de conhecimentos é ainda parco neste sector, pelo que a identificação das melhores práticas, o incentivo à aplicação de políticas sustentáveis e o envolvimento de actores globais e locais na construção da Cidade Criativa, é um dos objectivos centrais deste projecto.

CONTACTOS

E-mail info@caldascidadecriativa.com

EQUIPA

Coordenação Geral 
Carla Cardoso e José Antunes

Consultoria Estratégica 
João Bonifácio Serra

Produção
Francisca Branco Venâncio

Design 
Marta Alves

Website 
Pedro Tiago Simão

PARCEIROS