20 de junho | 18h00 às 22h30
21 de junho | 10h00 às 20h00
22 de junho | 10h00 às 18h00
A MESTRA – Mostra Mercado da Cerâmica das Caldas da Rainha assume-se como um ponto de encontro cultural e criativo entre artesãos, artistas, comunidade e visitantes através da exposição e venda de cerâmica. O certame é complementado por um programa de iniciativas culturais com exposições e visitas a museus, passeios comentados, experiências criativas, mediação de públicos, conversas em torno da criatividade e do saber-fazer, música, animação de rua, e gastronomia, com sabores locais em destaque.
Numa celebração da cerâmica, a MESTRA reúne ceramistas das Caldas da Rainha e de municípios que integram a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), com o objetivo de criar um espaço de intercâmbio representativo da cerâmica portuguesa. Assim, Caldas da Rainha recebe ceramistas de Alcobaça, Leiria, Aveiro, Covilhã, Porto de Mós, Tomar, Barcelos e Estremoz, reunindo na MESTRA cerca de meia centena de ceramistas.
A abertura da MESTRA decorre no dia 20 de junho, no Parque D. Carlos I, às 18h00, com a inauguração da exposição coletiva de azulejo RAINHA MESTRA.
No ano em que se evocam os Cinco Séculos de Legado da Rainha D. Leonor, convidamos os ceramistas da MESTRA a produzir um azulejo alusivo à Rainha fundadora das Caldas da Rainha, criando assim uma exposição coletiva que presta homenagem a uma das mais significativas rainhas de Portugal.
