FIADA – Feira Internacional de Artesanato, Design e outras Artes | 4 a 7 de Setembro de 2025, Covilhã – Open Call Caldas da Rainha

O Município das Caldas da Rainha irá seleccionar dois representantes – ceramistas e/ou artesãos – para participarem na FIADA. 
Os interessados deverão manifestar a sua intenção de participação até ao dia 20 de Junho para creative_city_caldas@mcr.pt, de modo a que permita finalizar toda a estratégia e logística associadas ao evento, bem como diligenciar a reserva de stand e hotel.

À semelhança das edições anteriores, a FIADA 2025 é um espaço de encontro e partilha para as Cidades Criativas da UNESCO em Portugal – em especial as ligadas ao Artesanato e às Artes Populares – que poderão fazer-se representar institucionalmente ou através da mestria dos seus artesãos.

O Município da Covilhã disponibilizará um stand e assegurará o alojamento em hotel local (regime de alojamento com pequeno almoço), por um período de 4 noites.

O horário da Feira é o seguinte:

4. set (quinta-feira), das 17h00 às 24h00

5. e 6. (sexta-feira e sábado), das 16h00 às 24h00

7. set (domingo), das 16h00 às 21h00

A FIADA, na Covilhã, tem como principal objetivo a divulgação, preservação e valorização do artesanato, colocando em evidência os artesãos e a relevância do Design na conceção/inovação e comercialização dos seus produtos, assentes em saberes e técnicas tradicionais que importa promover e salvaguardar.

O certame reforça a importância das aptidões relacionadas com o artesanato tradicional enquanto expressão de património cultural e identitário, mas também enquanto domínio de criação, representatividade, inclusão social e resiliência dos territórios. Além da promoção e valorização do artesanato, destaca-se a importância da criatividade no processo de produção de uma peça artesanal contemporânea, colocando artesãos e designers em diálogo durante os quatro dias previstos de certame.

A FIADA é, assim, um espaço de encontros culturais, direcionado a todos os participantes e visitantes, com foco no cruzamento de saberes e competências de artesãos e designers, bem como na divulgação e sensibilização para a importância do seu trabalho. Acontece no Jardim das Artes da Covilhã e, além da exposição de produtos de artesanato e design, fazem ainda parte do programa oficinas para crianças, adultos e famílias, concertos, animação musical, instalações e residências artísticas e gastronomia.