Caldas da Rainha recebe “Muito Bom”na avaliação da UNESCO Creative Cities Network

O Município das Caldas da Rainha recebeu a distinção de “Muito Bom” na mais recente avaliação da UNESCO Creative Cities Network (UCCN), no âmbito da sua integração na Rede de Cidades Criativas (UNESCO Creative Cities Network – UCCN), em 2019. Uma classificação que reflete o compromisso contínuo assumido pelo Município nas áreas da criatividade, da cultura e do desenvolvimento urbano sustentável.

A avaliação teve por objeto as ações dinamizadas no período de 2020 a 2023. Porém, face às limitações impostas pela pandemia da COVID-19 que condicionaram fortemente a atividade cultural em 2020 e 2021, a atribuição da classificação de “Muito Bom” reveste-se de um significado particularmente relevante.

A avaliação obtida é uma validação do caminho que Caldas da Rainha tem trilhado enquanto Cidade Criativa da UNESCO no domínio do Artesanato e Artes Populares, desde 2019, e permite reforçar a posição do concelho enquanto território culturalmente vibrante, inclusivo e comprometido com o futuro sustentável da sua comunidade.

“Este reconhecimento é um sinal evidente de que a estratégia cultural e criativa do Município está a gerar um impacto real e transformador na vida das pessoas – caldenses e visitantes – tendo por base não só a tradição, mas também a inovação. No futuro, pretende-se fortalecer parcerias internacionais — sobretudo com cidades cerâmicas — para enriquecer a arte local, promover o território e apoiar a exportação, beneficiando artistas, ateliers e a indústria criativa.”, sublinha Conceição Henriques, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

O Município de Caldas da Rainha sublinha ainda que o prestígio desta avaliação traduz-se também num reforço da visibilidade de Caldas da Rainha no plano nacional e internacional, aumentando a sua atratividade enquanto destino criativo, turístico e de investimento cultural. 

Esta distinção da UNESCO serve ainda de incentivo para o ecossistema local de artesãos, instituições, associações e empresas continuarem a construir, em conjunto, uma cidade mais dinâmica, criativa e inclusiva.

O Município de Caldas da Rainha reconhece e agradece a todos os parceiros, agentes culturais e cidadãos que têm contribuído para a concretização desta visão partilhada.

Pode consultar o relatório em português AQUI e o original AQUI.