Ana Teresa nasce em 10/1/1970, em Lisboa, na Maternidade Alfredo da Costa, sendo este o único ponto de contato com capital; por isso é caldense de espírito e de coração.
Ana Teresa é licenciada em “Gestão de Empresas” (UAL), e quando termina o curso vai trabalhar na área comercial na fábrica SUBTIL (Caldas da Rainha), em 1997/1998.
Depois em consequência das voltas que a vida dá, durante anos dedica-se aos seus três filhos o que a impede de se ocupar de um emprego a tempo inteiro.
Após os filhos criados e encaminhados na vida, em conversa consigo mesma chega à conclusão que gostava de se dedicar a algo, que desde há muito a fascinava: a cerâmica. Lembra-se das visitas às Feiras da Cerâmica realizadas no Parque D. Carlos I, em que os ceramistas trabalhavam ao vivo, fazendo rodar as suas rodas, criavam peças que a encantavam.
Se o pensou, melhor o fez: em 2014, matricula-se no CENCAL, e frequenta os seguintes cursos: “Cerâmica Criativa”, com Alexandra Silva e Nadine, “Escultura”, “Desenho”, Cerâmica à Roda”, após o que foi estagiar com a Isabel Maria d’Azevedo Claro, mais conhecida por Bolota. Esse estágio prolongou-se e com a aquisição de conhecimentos que foi adquirindo Ana Teresa está neste momento a desenvolver esforços para criar o seu atelier.
Utiliza no seu trabalho porcelana e grés com chamote, e ainda não definiu uma linha definida de criação; utiliza a roda, cria peças utilitárias, gosta das cores naturais, assim como o branco e azul.
Participou numa exposição de cerâmica do Salão de Turismo e tem neste momento uma obra público, que é um painel de cerâmica em tons de branco, azul e verde. É um painel relevado colocado no Caldas Terrace, que está muito bem enquadrado na superfície verdejante que rodeia o edifício.
Ana Teresa vende as sus peças em várias cidades, em Óbidos, nas Caldas e recebe encomendas.