Procurar
Close this search box.

ARFA Cerâmica

Ana Realinho e Filipe Aguiar

Ana Realinho e Filipe Aguiar constituem a “ARFA Cerâmica”, nome criado a partir das iniciais dos nomes dos artistas.

Ana Realinho nasce a 7/4/1991, em Portalegre. Licencia-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, no curso de “Design de Comunicação” em 2013 e, após alguns anos a trabalhar como designer começa, em simultâneo, a desenvolver projectos gráficos com a finalidade de os materializar em peças de cerâmica. Com vontade de conhecer e saber fazer todo o processo cerâmico muda-se, em 2016, para as Caldas da Rainha onde, no ano seguinte, começa a frequentar diversas formações relacionadas com cerâmica, no Cencal. Uma dessas formações foi o curso “Técnico de Cerâmica Criativa”, onde tem como formadora de “Pintura”, Teresa Lima e de “Design de Projectos”, o Prof. José Carlos Matos.

Filipe Aguiar nasce a 29/10/1990, em Lisboa e em 2013 licencia-se na ESAD no curso de “Design de Cerâmica e Vidro”. Faz uma pausa de três anos na cerâmica mas volta em 2017 e 2019 a frequentar o Cencal tendo tirado várias formações, nomeadamente “Técnico de Cerâmica Criativa”, onde tem como formadora, na componente de olaria à roda, Nadine Gueniouque lhe desperta o gosto e a vocação para seguir esta área.

Em 2018, ainda em formação, Ana e Filipe fixam-se no atual atelier partilhado com José Matos, Paulo Óscar e Francisco Correia. Apesar de Ana e Filipe trabalharem em conjunto com a marca “ARFA Cerâmica”, cada um tem a sua especialidade: Ana dedica-se mais à pintura e Filipe à olaria.

“ARFA Cerâmica” trabalha com faiança, grés, barro vermelho, pintura com tintas de água, vidrados e corda seca. Produz também peças através de enchimento de moldes de gesso. As peças são de género utilitário e decorativo, tais como serviços de loiça e painéis de azulejo. Recebem encomendas das suas coleções para coleções de outros artistas, marcas ou clientes particulares.

As peças de marca podem ser adquiridas presencialmente no atelier, online, em algumas lojas, feiras e galerias.

Créditos fotográficos: Carlos Barroso

Créditos fotográficos: ARFA Cerâmica