Entre os dias 23 e 26 de novembro, 20 ceramistas das Caldas da Rainha estiveram em Deruta, Itália, no âmbito do Programa de Intercâmbio “A Cerâmica e as Mulheres: Como as Mulheres se Tornaram Protagonistas”, uma iniciativa promovida no contexto do acordo de geminação entre os dois municípios.
A comitiva caldense, composta por ceramistas, representantes de associações locais das áreas de arte, cultura e educação, e membros da autarquia, teve a oportunidade de participar em várias atividades que colocaram em perspectiva o universo da cerâmica, com foco nas questões de género, e de conhecer de perto algumas das ceramistas locais e um pouco do seu trabalho.
Do programa de trabalhos deste intercâmbio destacam-se uma visita guiada ao Museu Regional de Cerâmica de Deruta, um dos mais importantes museus de cerâmica de Itália; o workshop “Explorando e Comparando Sistemas Económicos e Redes de Cerâmica: Homens e Mulheres como Figuras Chave na História, Cultura e no Impacto Social, Cultural e Económico nas Comunidades e Regiões”, que contou com intervenções de Iolanda Cunto, diretora do Museu de Cerâmica de Deruta, e de Franco Cocchi, especialista em cerâmica, sobre temas como o papel das mulheres na história da cerâmica e arte e indústria cerâmica no século XX e ainda um workshop dedicado ao tema da igualdade de género no contexto do sector da cerâmica.
Durante o evento, foi também promovido um espaço de partilha de experiências com algumas ceramistas italianas, onde as ceramistas caldenses puderam apresentar um pouco do seu trabalho e das suas técnicas.
Para concluir o programa, com a presença das artistas, do Presidente da Câmara de Deruta, Michele Toniaccini, da Vereadora da Cultura, Conceição Henriques, e do Chefe da Unidade de Cultura do Município caldense, José Antunes, entre outros autarcas e personalidades locais, foi inaugurada a exposição colectiva “A Cerâmica e as Mulheres: Como as Mulheres se Tornaram Protagonistas”, na Galeria l’Antica Fornace Grazia, no centro histórico de Deruta.
A mostra inclui peças criadas pelas ceramistas caldenses Amanda Peña, Ana Cabral, Ana Novais, Bárbara Ramos, Catarina Gomes, Catarina Lente, Chloe Pires, Cíntia Martins, Cristina Capinha, Mafalda Balona, Margarida Martins, Monique Gaia, Nazaré Feliciano, Paula Roset, Paula Violante, Sara Cardina, Sílvia Jácome, Sreya, Umbelina Barros e Zaiga Malina, e trabalhos de 27 ceramistas italianas.
Para a Vereadora Conceição Henriques, a iniciativa reveste-se de duplo interesse para as artistas de Caldas, pois “por um lado, proporciona enriquecimento cultural, artístico e técnico através do intercâmbio de experiências com as suas congéneres italianas e, por outro, projeta os seus nomes e as suas obras num contexto internacional, potenciando o reconhecimento e abrindo perspectivas comerciais futuras”.
A exposição ficará patente em Deruta até Março de 2026 e será depois transferida para o Centro de Artes das Caldas da Rainha, onde estará em exibição de 28 de Março a 3 de Maio de 2026.
Caldas da Rainha será o município anfitrião da segunda fase deste programa de intercâmbio, recebendo 27 ceramistas italianas em março de 2026 para uma série de actividades e trocas culturais.









