Decorreu entre os dias 5 e 7 de fevereiro de 2025, na cidade criativa Al-Ahsa, na Arábia Saudita, um encontro com os representantes das várias cidades criativas da categoria Artesanato e Artes Populares. Contou com mais de 80 participantes de diversos países, desde técnicos, políticos e entidades locais. Caldas da Rainha foi representada pela vereadora da Cultura, Conceição Henriques, e pelo chefe da Unidade de Cultura do município das Caldas e Ponto Focal das Caldas, Cidade Criativa da UNESCO, José Antunes.
O encontro teve como tema principal ‘Protect Artists and Cultures at Risk by Creating na Ecosystem for Culture’. Foi um momento rico em experiências culturais e onde foi possível partilhar conhecimentos sobre os desafios enfrentados pelas cidades criativas e estratégias para impulsionar o desenvolvimento do artesanato e das artes populares.
Aproveitando este encontro, o professor Jordi Tresserras Juan, representante da UNESCO, convidou a cidade das Caldas da Rainha para integrar um programa de cooperação, com vista a apoiar cidades dos países africanos de expressão oficial portuguesa nos seus esforços de adesão à rede.
Foi também anunciado que Ave Matsin, assumiu o cargo de sub-coordenadora da categoria de cidades criativas Artesanato e Artes Populares. Referenciada artista têxtil e autora, Ave Matsin é também professora na Academia de Artes da Estónia e Academia de Cultura de Viljandi.

