Tânia Lopes Martins

Tânia Martins

Tânia Martins (1993, Porto) é designer e artista visual. Vive e trabalha nas Caldas da Rainha. Licenciou-se em Design Industrial na ESAD.CR em 2014 e concluiu o mestrado em Design de Produto em 2019, com o projeto teórico-prático Cidade em Performance. Durante o mestrado, foi bolseira do programa Erasmus Mundus Cruz del Sur, tendo vivido e estudado durante 11 meses em Recife (Brasil), onde frequentou a pós-graduação em Design no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Ao longo do seu percurso profissional, tem participado em diversos projetos artísticos e culturais, abrangendo áreas como museografia e design expositivo, gestão de comunicação, design, produção e programação cultural.

Desde 2020, é co-fundadora e designer e da FÁ-LO – um espaço cultural nas Caldas da Rainha dedicado à promoção e divulgação do trabalho artístico produzido na cidade.

Em 2023, iniciou o doutoramento em Criação Artística na Universidade de Aveiro, em parceria com os Politécnicos do Porto e de Leiria. Desenvolve atualmente uma investigação artística distinguida com uma bolsa de doutoramento do programa Ciência no Património Cultural, atribuída pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em parceria com os Museus e Monumentos de Portugal, com as seguintes entidades de acolhimento – Museu José Malhoa e LiDA (Laboratório de Investigação em Design e Artes).

O seu trabalho explora questões relacionadas com o urbanismo e o empoderamento social através das artes visuais e do design, com especial enfoque nos media e nas artes performativas.

Tânia Lopes Martins

Créditos fotográficos: Jacob Oduwole

Créditos fotográficos: 1. Tânia Martins / 2. Jacob Oduwole / 3. Autores desconhecidos