Cláudia Canas

Cláudia Canas nasceu da cidade de Lisboa em 1971 e reside em Caldas da Rainha desde 1990.
O seu percurso no mundo da cerâmica iniciou-se em 1991 quando aprendeu a trabalhar na roda de oleiro com o Mestre João Reis e com o Mestre Armindo Reis no Cencal.
Em 1994 montou o seu primeiro atelier em Caldas da Rainha iniciando o seu caminho na cerâmica de autor.
No final de 1996 transferiu o seu atelier para Salir de Matos, Caldas da Rainha, onde tem vindo a desenvolver o seu trabalho numa pesquisa e experimentação constante.
Aprofundou os seus conhecimentos em diversos workshops, entre os quais, “Raku” no Cearte- Coimbra , “ Raku”- Atelier Arte Aperto- Faenza, com Emídio Galassi, Escultura Cerâmica “ Terra-Memória-Terra “ com Xohan Viqueira, Herculano Elias, Emídio Galassi e Rui Ribas , “ Vidrados de Efeitos Especiais” com Paulo Óscar, “ A Cerâmica e a sua Incorporação em Espaços Públicos” com Xohan Viqueira, “ Árvores de Fogo- Diálogos entre a paisagem e a Cerâmica Contemporânea” com Walli Hawes , Cencal- Caldas da Rainha.
Em 2013 licenciou-se em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design, Caldas da Rainha.
Nos seus trabalhos utiliza como matérias-primas pastas de grés e de porcelana juntamente com vidrados coloridos que contrastam com a cor da pasta utilizada. Dando-lhes vida, numa linguagem muito própria entre a forma e a cor.
Ao longo do seu percurso tem participado em várias exposições e colaborado com diversas galerias.