Cristina Capinha

Ana Cristina Henriques da Silva Capinha

 Ana Cristina Henriques Silva Capinha tem a sua oficina num local cercado de verdes pomares, onde o sossego e a luminosidade inspiram a modelação de peças de cariz popular. Dedica-se com afinco a trabalhar corações tanto em cerâmica como em joalharia. Corações grandes, corações pequenos, corações que englobam corações são, sem sombra de dúvida, peças da grande predileção da artista. Pintados com várias cores, como que transmitem vários estados de alma, do mais alegre ao mais macambúzio. São peças populares de grande agrado.

Ana Cristina também cria painéis de azulejo, de formato variado, peças de cores alegres que conferem um toque de alegria às paredes que lhes servem de apoio. As peças de joalharia são delicadas e de uma elegância fina.

Ana Cristina Capinha nasce em 3/11/68 na Figueira da Foz. Em 1980 vem para as Caldas da Rainha e entre 2015 e 2016 frequentado “Curso de Cerâmica Criativa” no Cencal. Desde que começou a trabalhar, que se dedica essencialmente à faiança decorativa e utilitária.

Recebe visitas no seu atelier, de acordo com marcação prévia e tem todo o prazer em partilhar os seus saberes com crianças em idade escolar, permitindo-lhes a experiência de um primeiro contacto com a cerâmica. A artista afirma: «O meu atelier está sempre de portas abertas».

Ultimamente, por questões de ordem profissional, não se tem dedicado inteiramente à cerâmica, pelo que é difícil encontrar peças suas à venda. Aceita encomendas para fazer murais.