Molda Ceramic Concept Store no Portugal em Directo 2020

Loja da Molda reabre hoje nas antigas instalações da Bordallo Pinheiro 2020

CÂMARA LANÇA PROGRAMA DE AQUISIÇÕES PARA CERAMISTAS LOCAIS 2020

Festa de Encerramento Molda Concept Store 2019

Arcadia br + Amado / Faustino / Lencastre pt + Čao Laru fr/br 2019

MOLDA – Ceramic Concept Store 2019

Biblioteca de um Ceramista Industrial (1880-1980) 2019

Tiragem 2018

Produto Próprio 2018

CONVERSAS SOBRE A EXPOSIÇÃO “PRODUTO PRÓPRIO” 2018

EXIT 2017

A nova cerâmica das Caldas da Rainha está à mostra 2017

Exposição inédita junta obras de 12 ceramistas nas Caldas da Rainha 2017

12 ceramistas / 12 projectos – Feira dos Frutos 2017

Uma bienal de cerâmica em três tempos: coleção, autor, fábrica 2016

Tudo em cerâmica: nas Caldas nasceu uma bienal e uma nova colecção de design 2016

A MOLDA no programa As Horas Extraordinárias, RTP3 2016

Primeira Escolha 2016

In it 2016

Empenas 2016

Molde 2016

Animais na Cerâmica Caldense 2016

Curso de formação – Colecções de Cerâmica Caldense: património e história 2016

Conferência História da Faiança em Portugal: Novas Abordagens 2016

ESAD EXIT 2016

Conferência — Design, Cerâmica e Sustentabilidade 2016

Workshop — Mission Impossible – Globe Protocol 2016

Conferência – Cerâmica, Inovação e Design 2016

Escola convidada: ESAD.CR 2016

Molda 2016 2016

Molde

28 Outubro — 29 Janeiro

Centro de Artes

Exposição e Catálogo
Uma colecção de cerâmica industrial da Molde Faianças

Esta exposição, com curadoria de Carla Lobo, apresenta algumas das peças mais representativas da história da Molde Faianças, desde a sua fundação, em 8 de Junho 1988, até à actualidade. O ponto de partida é formado pelo acervo de peças adquirido pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que corresponde sensivelmente aos primeiros 17 anos de laboração da fábrica.
A Molde iniciou a sua actividade estrategicamente direccionada para produtos cerâmicos diferenciados e de alta qualidade. Produzia peças em faiança, grés e terracota. Foi pioneira na abordagem à terracota, com os seus produtos distintos dos fabricos tradicionais marcados pela rusticidade. Em 2004, iniciou a investigação técnica e artística que viabilizou a produção de azulejos, designada por “Azulejo XXI”. Em 2006, a empresa abraçou o projecto “Turismo Industrial”, que promove a divulgação da fábrica e do processo produtivo através de visitas guiadas às instalações fabris, aproximando público consumidor e empresa.
A reorientação estratégica da Molde, operada na década de 2000 a 2010, em resposta às alterações dos mercados, levou a empresa a focar a sua produção de louça no grés, diminuindo gradualmente a produção de produtos em terracota, até à sua extinção, mantendo porém no grés todas as características que diferenciavam a sua produção em terracota. Nesse domínio é uma empresa de amplo reconhecimento internacional.

Carla Lobo estudou Design de Equipamento na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, cidade onde vive e trabalha. Doutorada em Design, e Mestre em Cor na Arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Professora Adjunta na ESAD CR do Instituto Politécnico de Leiria, nas áreas do Projeto e da Cor. Coordenadora do Curso de Design de Produto – Cerâmica e Vidro, e membro da respectiva Comissão Científico-pedagógica. Além da docência, desenvolve actividade como freelance.

O Centro de Artes é uma estrutura municipal das Caldas da Rainha tutelada pelo Pelouro da Cultura, e que tem como missão apoiar o desenvolvimento das Artes e da Cultura. Para além dos Museus Municipais, integra diversas infra-estruturas que têm vindo a ser criadas desde há cerca de duas décadas, com a função de apoiar a produção artística e promover eventos e actividades de âmbito artístico e cultural. Um dos eventos mais conhecidos é o SimPetra, um simposium de escultura que se realiza bienalmente desde 1986. Oferece a artistas e estudantes condições propícias para aprofundarem e desenvolverem o seu trabalho. Enquadrando estas actividades estão os programas de residência temporária e as parcerias institucionais e privadas.

Organização
Câmara Municipal das Caldas da Rainha / Centro de Artes

Identidade gráfica Molde © Raquel Piteira e Joana Teixeira / ESAD.CR